contato@agroeti.com.br

A ANEEL pretende revisar normativa sobre incentivo de geração de energia limpa. Prazo de participação pública termina no próximo dia 30.

A ANEEL (Agência nacional de Energia Elétrica) pretende revisar a Resolução normativa 482/2012. A participação pública sobre o tema terminará no próximo dia 30/12/2019.

A Resolução Normativa permite a microgeração de energia elétrica através de painéis solares, conectados diretamente à rede de distribuição de energia sem custos adicionais e com alguns incentivos fiscais, tornando vantajoso o investimento em energia limpa.

Ligar a microgeradora diretamente à rede de distribuição de energia é viável, pois a energia gerada em excesso não é desperdiçada e o custo de armazenamento desta energia em baterias ainda é muito caro.

Mas tudo pode mudar. A revisão do texto poderá agora inviabilizar o investimento nesta tecnologia e ocasionar o desinteresse do público, uma vez que: somado os custos de taxas, o retorno do investimento passaria a ser superior à vida útil do equipamento, que atualmente é de 25 anos.

Os interessados em participar da consulta pública devem entrar em contato através dos meios disponibilizados na página da ANEEL

Referências: ANEEL , Olhar Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *